Flor de Hibisco: conheça os benefícios, para que serve e muito mais

A flor de hibisco simboliza a paixão e o amor. Ela também tem várias outras serventias e benefícios que você conhecerá a seguir.

 

Bastante popular em nosso país, o Hibisco é considerado uma planta ornamental muito conhecida. É fácil encontrá-la como arbusto ou árvore, adornando jardins, calçadas e muros. Além de lindas, suas flores são muito úteis para uma vida saudável e equilibrada.

 

Além disso, uma curiosidade interessante sobre o hibisco tem a ver com sua grande variedade. Na verdade, o nome hibisco é a nomenclatura do gênero, que contém cerca de 300 espécies. Cada uma tem particularidades na folhagem, no tamanho e, claro, nas flores.

 

Seja qual for a espécie que você escolher, saiba que os cuidados e a manutenção dessa planta são muito simples. Abaixo, você pode ficar por dentro de tudo que precisa saber sobre como cultivar o hibisco e tirar o máximo proveito de seus usos!

Sobre a flor do hibisco

A planta hibisco é típica do clima entre trópicos, com ciclo de vida considerado perene. Em outras palavras, independente das estações, o hibisco não perde as suas folhas.

 

Seu porte varia de acordo com a espécie, cuja estrutura poderá ser arbustiva ou arbórea. Quanto à origem, o hibisco é natural do continente asiático. Contudo, acabou se popularizando graças à facilidade de adaptação e a resistência que possui.

Características 

A seguir, separamos algumas das principais características que o hibisco possui:

 

Adaptação ao clima: temperado, subtropical, tropical e equatorial

Época de floração: verão e primavera

Ciclo de vida: perene

Tamanho máximo: 4 metros

Região de origem: continente asiático

Nome científico: Hibiscus L

Outros nomes: graxa-de-estudante e mimo-de-vênus

Para que serve a Flor de Hibisco?

O hibisco e a flor do hibisco são bastante conhecidos não só pela beleza que possuem, mas também por todos os benefícios que trazem, desde temperos culinários até benefícios medicinais. Abaixo, separamos os principais benefícios de consumir a flor de hibisco, são eles:

Controle da pressão arterial

O primeiro benefício de consumir o chá da flor de hibisco é o controle da pressão arterial. Pois, a hipertensão é um problema que acomete milhares de brasileiros e a falta de tratamento adequado pode desencadear diversas outras doenças no coração.

 

Contudo, estudos apontam que o consumo de chá de flor de hibisco reduz tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica. Assim, acaba se tornando um excelente remédio natural para quem sofre com hipertensão.

Ajuda no emagrecimento

Se você está em busca de emagrecer, saiba que a flor de hibisco pode se tornar sua grande aliada. Isso porque, a flor de hibisco possui componentes como ácidos orgânicos, antioxidantes, flavonoides e polifenóis. 

 

Todos esses compostos ajudam a combater a retenção de líquidos e a eliminação de gordura. Assim sendo, a ação dos componentes retarda ainda o processo de envelhecimento. Portanto, além de contribuir para o emagrecimento, ainda favorece o rejuvenescimento da pele.

Controle do colesterol

O chá da flor de hibisco ajuda a controlar o colesterol presente no sangue. Quando os níveis de colesterol estão elevados, isso pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde da pessoa, podendo inclusive desencadear novos problemas cardíacos.

 

Contudo, o chá da flor de hibisco reduz o colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, assim como melhora o colesterol HDL (colesterol bom). No entanto, se preferir, pode usar apenas o extrato de hibisco ao invés do chá.

Aumenta a saúde do fígado 

O chá da flor de hibisco é uma opção de chá rica em substâncias antioxidantes. Isso significa dizer que é uma substância poderosa para controlar os radicais livres presentes no corpo. Sendo assim, reduz a gordura acumulada no fígado.

 

Além disso, os radicais livres também são responsáveis por causar envelhecimento precoce. Assim sendo, ao combatê-los, você previne o envelhecimento precoce e mantém a sua pele saudável e firme por mais tempo.

Cuidados com o Hibisco

Agora que você já conhece quais são os benefícios que o chá da flor de hibisco possui, está na hora de aprender como cuidar da planta.

 

Em primeiro lugar, o hibisco é uma planta rústica, que não demanda muita atenção por parte do cuidador. Sendo assim, você não precisa se preocupar com tantos cuidados para que ela floresça e mantenha sua saúde.

 

A seguir, separamos apenas os principais e necessários:

 

Tipo de solo

No solo, é indicado utilizar uma mistura de fertilizantes que podem ser encontrados em lojas de jardinagem. Permita, vermiculita e turfa são alguns dos nossos exemplos.

 

Também é indicado utilizar argila e areia para montar o local onde será plantado o hibisco. O pH deve variar de neutro até um pouco ácido.

Regas do hibisco 

A época de crescimento do hibisco ocorre na primavera e finaliza no início do outono. Ao longo desse período, você deve irrigar regularmente a planta. Durante a floração, é necessário usar um pouco mais de água, especialmente nos dias muito quentes.

 

O ideal é uma rega por dia. Porém, ao entrar no período de inverno, é indicado regar a planta apenas uma vez a cada três dias. Assim, você evita saturar o solo e prejudicar o desabrochar da.

Iluminação ideal

Via de regra, é necessário expor ao sol durante 6h o hibisco para que isso potencialize seu desenvolvimento. É interessante também escolher um local com sombra parcial, como é o caso da sombra das árvores.

 

No verão, com temperaturas mais altas que 32°C, a incidência dos raios solares é maior, então, você deve reduzir para apenas 4h de exposição.

Adubo e substrato

O adubo do hibisco deve ser feito no início da primavera. Nesse caso, é interessante utilizar fertilizantes com concentração de potássio maior, como é o caso do NPK 4-8-6.

Temperatura

A temperatura ideal para manter o hibisco pode variar de 16°C até 32°C. Assim, o seu desenvolvimento será melhor e em pouco tempo, se inicia o processo de floração. Já nas temperaturas frias, o desenvolvimento da flor de hibisco pode demorar um pouco mais.

 

Sendo assim, finalizamos mais um texto. Se gostou, compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog para saber mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *