Tuia holandesa: os cuidados no cultivo e muito mais!

Pensa em cultivar a Tuia holandesa? Se a resposta for sim, preparamos algumas dicas de cuidados que você precisa ter para que ela cresça forte e saudável. Confira abaixo!

Essa planta de origem inglesa não passa despercebida graças às folhas verdes e longas que possui. Além de ser simples de cultivá-la, a Tuia holandesa é uma ótima planta para ter em casa, pois ela afasta más energias e filtra apenas as boas.

Ainda assim, ela exala um cheiro agradável, que se assemelha ao cheiro do limão. Dessa forma, o ambiente do seu lar ganha um frescor especial com a Tuia holandesa. No Natal, você pode aproveitar para decorar essa árvore com os enfeites e pisca-pisca.

No entanto, para manter a saúde das folhas da Tuia holandesa e fazer com que ela fique sempre verdinha, é necessário alguns cuidados. Por isso, criamos esse texto para falar justamente sobre os cuidados que você precisa ter no cultivo da planta. Sendo assim, para conhecer quais são, continue lendo e saiba mais.

Sobre a Tuia holandesa

Se desenvolve melhor nos climas: tropical, subtropical, temperado, mediterrâneo equatorial

Época de floração: não possui flores

Ciclo de vida: perene

Originária do: Estados Unidos

Nome científico: Cupressus Macrocarpa

Também é conhecida como: tuia-limão e goldcrest

Essa planta chegou ao Brasil através dos holandeses. Por isso, ficou conhecida e ganhou o nome de Tuia Holandesa. No entanto, ela é originária da Inglaterra e de países da América do Norte. Alguns a conhecem como tuia limão, devido ao cheiro que ela exala.

Todo ano, a Tuia holandesa se renova e ganha novas folhas. Porém, essa planta não possui flores e o seu porte é pequeno. Isso faz dela uma ótima opção para cultivar no interior das casas, dando um cheirinho especial para o seu lar e ainda fazendo com que ele fique mais agradável visualmente.

Cuidados com a Tuia holandesa

Você pode contar com algumas dicas de cuidados com a sua Tuia holandesa para conservar a planta e fazer com que ela permaneça sempre com as suas folhas bonitas e verdes. 

Dessa forma, ela poderá viver longos anos e trazer um charme especial para sua casa ou seu jardim. Confira abaixo quais são os cuidados e orientações para você cuidar dessa planta.

Solo

O solo ideal para o cultivo da Tuia holandesa é aquele que possui terra vegetal e húmus de minhoca. Assim, a planta consegue crescer forte e saudável. Contudo, ela é uma planta capaz de se desenvolver em qualquer solo, desde que esteja bem umedecido e seja macio.

Além disso, não há necessidade de se preocupar com o PH do solo, uma vez que ela se desenvolve em ambientes ácidos e alcalinos. Porém, bastante cuidado com solos que possuem drenagem ruim, uma vez que pode fazer com que a planta fique encharcada e prejudique o seu crescimento e desenvolvimento das folhas.

Iluminação e temperatura ideal

A Tuia holandesa gosta de tomar sol e, embora algumas pessoas pensem que por vir de um país frio, ela prefira a neve, isso não passa de um mito. Esta planta pode até ser mantida com pouca luz por um tempo. No entanto, essa prática é prejudicial ao seu desenvolvimento e, se ocorrer a longo prazo, pode colocar em risco a vida da árvore.

Se você não tem um jardim, pode colocá-la em uma varanda ou dentro de casa. Desde que o local onde é colocada seja bem iluminado. Assim, as folhas crescerão melhor e sua beleza será apreciada. 

Mantenha-o sempre perto de uma janela no Natal ou em qualquer outra época do ano. Como a Tuia Holandesa gosta de sol e luz, é melhor plantar as mudas em um local que receba iluminação por cerca de 8 horas. 

Além disso, as temperaturas ideais para essa planta costumam variar de 14º C até 32ºC. Essas temperaturas são muito confortáveis ​​para a Tuia holandesa. Aliás, esse é um dos motivos de sua adaptação ao clima brasileiro, ou seja, o fato de gostar de altas temperaturas.

Regas

Você pode regar essa planta todos os dias, mas deve evitar excessos. Assim, consegue preservar a sua saúde sem comprometer a beleza das folhas. Em verdade, é interessante apenas deixar o solo úmido. Isso já é suficiente para o desenvolvimento da Tuia holandesa.

Substratos e adubos 

Para tornar a Tuia holandesa ainda mais encantadora e saudável, você pode adicionar alguns substratos e adultos no solo. Essa planta possui absorção rápida de nutrientes, logo, a aplicação de fertilizantes fará com que ela fique revigorada. 

Nesse sentido, a melhor época para adicionar fertilizante ao solo é no verão e na primavera.

Uma dica interessante de fertilizante a ser utilizado é o acidificante, com fósforo, potássio e nitrogênio. Após comprar o fertilizante, dilua na água e use para regar a planta. Já os adubos naturais podem ser casca de manga, cenoura, ovos, banana batata. 

Todos eles são benéficos para o crescimento saudável da Tuia holandesa.

Essa planta é venenosa?

Agora que você já conhece quais são os cuidados necessários para um bom cultivo da Tuia Holandesa, está na hora de conhecer algumas curiosidades sobre essa planta. De início, muita gente se pergunta se ela é venenosa oferece algum tipo de perigo à saúde.

Em primeiro lugar, a ingestão da planta não fará nenhum mal à sua saúde. O máximo que pode acontecer é sentir ânsia de vômito devido à ingestão de algo que não foi feito para comer. 

Além disso, mesmo que ela possua um aroma agradável de limão, o gosto é extremamente amargo. Somente em casos muito isolados, entre pessoas bastante sensíveis é que a Tuia holandesa poderá causar alergia. Mas isso é algo totalmente difícil de ocorrer.

Sendo assim, você não precisa se preocupar, pois a Tuia holandesa não é venenosa e nem oferece riscos para a sua saúde.

Portanto, se você leu até o final desse texto e gostou do conteúdo, cadastre seu e-mail para receber notificações dos novos conteúdos lançados. Assim, você será o primeiro a receber todas as nossas matérias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *