Está pensando em aderir à moda do piercing no nariz? Antes disso, vale a pena conhecer o tipo de piercing certo para você!
Um acessório bastante popular entre o público jovem é o piercing no nariz. Contudo, mesmo aqueles que já utilizam esse tipo de piercing não conhecem muito bem os cuidados necessários, bem como as opções disponíveis.
Assim, se você também faz parte do grupo de pessoas que não sabe quais são os cuidados necessários, bem como o tipo de piercing certo para o seu corpo, vale a pena conferir um pouco do que preparamos sobre o tema.
Portanto, para ficar por dentro de todas as nossas dicas e descobrir o tipo de piercing certo para o seu corpo, continue conosco na leitura desse texto e tire todas as suas dúvidas.
Guia completo: o que você precisa saber sobre o piercing no nariz
Colocar um piercing no nariz acaba sendo algo bastante assustador, principalmente se a pessoa nunca fez esse tipo de modificação corporal. Ainda que ele seja bastante popular, algumas pessoas ficam relutantes em aderir à moda.
Por isso, criamos um guia que pode ajudar. Sendo assim, confira abaixo tudo que preparamos:
O que significa o piercing no nariz?
Colocar piercings é uma prática comum em quase todas as culturas e acontece há vários séculos. Algumas pessoas perfuravam o nariz como representação de seu status social, da qualidade de suas condições de vida ou até mesmo como forma de tortura.
Isso ainda pode ser visto em algumas partes do mundo hoje. O estilo associado ao piercing no nariz é considerado rebelde, moderno, ousado e jovem.
Contudo, até pouco tempo atrás, a prática não era bem vista pelas pessoas da alta sociedade.
Um estudo de 2003 mostrou que os candidatos com piercing no nariz tinham uma chance menor de serem contratados quando entrevistados, porque o piercing estava associado ao fracasso e quem tinha esse tipo de acessório eram pessoas preguiçosas.
Quando as pessoas passaram a associar o piercing no nariz ao mundo ocidental, o item deixou de fazer parte das modas ultrapassadas e voltou a tona com tudo, sendo, até os dias atuais, algo bastante cultivado entre os jovens.
Isso porque indica uma personalidade que foge do senso comum. Hoje, este mesmo estudo apontou que as entrevistas de pessoas com piercing podem ser positivas se você tiver uma personalidade proativa, criativa e extrovertida.
Tipos de piercing: conheça as opções
Um fato interessante é que não existe apenas um tipo de piercing. Na verdade, existem quatro opções diferentes, conforme você verá a seguir:
Piercing no septo: o piercing colocado no septo é bastante popular. Ele é colocado na parte da cartilagem do nariz, um pouco abaixo da ponta, no tecido que une as duas partes. É uma ótima opção para as pessoas que querem esconder o brinco para determinada ocasião.
Piercing na ponte alta do nariz: como o próprio nome já adianta esse piercing é colocado na ponte alta do nariz. Assim, é necessário fazer dois furos, sendo um de cada lado e utilizar uma barra. Por ser uma área com pouco tecido, o corpo rejeita com mais facilidade. Sendo assim, é possível que ocorram inflamações nos primeiros meses.
Piercing na narina alta: diferentemente do que acontece com o piercing normal, o piercing na narina alta fica localizada na parte mais alta da ponte do nariz. Por ser uma parte mais fina e com menos tecidos, o ideal é utilizar uma barra para fazer esse tipo de perfuração.
Piercing tradicional: a perfuração tradicional consiste em colocar um brinco em qualquer uma das narinas. Sendo assim, é feita uma perfuração na cartilagem e colocada a joia na parte externa.
Tempo necessário até o piercing no nariz sarar
Um questionamento muito comum entre aqueles que estão prestes a colocar um piercing no nariz é descobrir o tempo necessário até que a região fique totalmente curada.
Antes de mais nada, é importante advertir que o processo de cura é um pouco desconfortável, principalmente graças à inflamação do local. Porém, no geral, é necessário de duas a cinco semanas até que a região fique totalmente curada.
Como evitar que o buraco do piercing feche?
Se você quer evitar que o buraco do piercing feche, é importante não remover o brinco ao longo do processo de cura. É necessário aguardar até que a ferida esteja totalmente cicatrizada para finalmente remover o brinco e fazer a troca por outro.
Além disso, se por algum motivo, você precisar retirar o brinco do piercing no nariz, não deixe o buraco vazio por muito tempo. Isso porque a ausência do piercing fará com que a cicatrização natural acabe fechando o buraco. Assim, será necessário furar novamente.
Qual o melhor tipo de piercing para o primeiro furo?
Se você nunca passou por esse tipo de modificação, uma das melhores opções é começar pelo piercing tradicional, ou seja, aquele colocado em uma das narinas. Isso porque além de ser mais simples, ele também é menos doloroso.
Outro tipo de piercing como o piercing de septo pode ser bastante incômodo para quem nunca furou nenhuma região do nariz. Assim, para o primeiro furo, escolha a opção tradicional.
Além disso, vale a pena investir em um piercing feito com ouro, nióbio ou titânio. Dessa forma, você evita infecções e protege o seu nariz contra determinadas reações alérgicas que alguns materiais podem causar.
Principais cuidados após colocar piercing no nariz
Após colocar o piercing no nariz, é de extrema importância ter alguns cuidados para evitar que surjam infecções e outros problemas na região. Portanto, separamos alguns cuidados simples, mas necessários:
- Ao colocar o piercing, evite ficar tocando na região e não coloque nada no seu nariz. Sabemos que quando se coloca um brinco na região, é natural sentir um incômodo e querer tocar. Porém, evite fazer isso, pois as mãos possuem bactérias capazes de inflamar a região;
- Se você precisar trocar o piercing, lave bem as mãos e utilize sabonete antibacteriano. Além disso, aproveite também para lavar a região do piercing e evitar a proliferação desses microrganismos;
- Evite usar qualquer produto a base de álcool para fazer a higienização do local;
- Beba bastante água e coma alimentos ricos em vitamina C. Isso vai ajudar no processo de cura e melhorar a sensação de incômodo.
Com isso, finalizamos o nosso texto. Se gostou das nossas dicas, compartilhe e se inscreva para receber em primeira mão todos os novos conteúdos!
Leave a Reply