Oliveiras: benefícios do chá e muito mais!

Além de simbolizar a paz, as Oliveiras oferecem diversos tipos de benefícios para a saúde. Por isso, iremos falar sobre eles e como você deve cuidar dessa planta a seguir!

A Oliveira é uma das árvores mais antigas já registradas pelo homem. Ela é encontrada principalmente nas regiões do Mediterrâneo e possui todo um simbolismo religioso. Além disso, traz ótimos benefícios para a saúde graças ao chá produzido com os seus frutos.

Sendo assim, você pode encontrar diversos produtos utilizados para consumo além do próprio chá, como é o caso do extrato de folhas, azeitonas e azeite de oliva. 

Consumir esses componentes pode trazer diversos tipos de benefícios para sua saúde. Ademais, também é bastante simples cultivá-las em qualquer região do país. Nesse texto, você conhecerá todos os benefícios das Oliveiras, bem como a forma certa de cultivo.

Portanto, leia esse texto até o final e descubra.

Sobre a Oliveira

Adaptação aos climas: Tropical, Temperado, Subtropical, Semiárido, Oceânico, Mediterrâneo e Continental

Período de floração: mês de maio

Ciclo de vida: perene

Tamanho máximo: sem registro 

Local de origem: originária de países como Turquia, Tunísia, Síria, Portugal, Oriente Médio, Mediterrâneo, Itália, Espanha e África

Nome científico: Olea europaea

As oliveiras têm sua origem no Mediterrâneo, no entanto, se expandiu para praticamente todas as regiões do planeta. O seu tronco possui formato irregular cinza. Ela tem um crescimento lento e registros apontam que pode viver por mais de 2000 anos.

As suas frutas são ricas em óleo e a maior parte delas se torna azeite. Portanto, as oliveiras são a principal fonte de óleo vegetal utilizado no mundo.

Benefícios dos derivados da Oliveira

As azeitonas são frutas ricas em vitamina E e antioxidantes. Esses nutrientes são ótimos para prevenir o envelhecimento precoce da pele e manter a sua elasticidade por mais tempo.

Além disso, estudos apontam que as azeitonas são excelentes para proteger os ossos da osteoporose e reduzir as chances do surgimento de câncer. 

Ademais, os componentes antioxidantes presentes nas azeitonas previnem o aparecimento de doenças cardíacas, reduzem as gorduras ruins e melhoram as gorduras boas. Portanto, os derivados das Oliveiras são ótimos para o corpo e a saúde do indivíduo.

Cuidados com a Oliveira

Mesmo sendo uma árvore extremamente resistente contra as mudanças climáticas, a Oliveira também requer alguns cuidados simples, são eles:

Regas

Se você for plantar a Oliveira em um recipiente, deve regar com certa frequência, principalmente na fase inicial de desenvolvimento das raízes. Ainda que ela seja resistente, você deve regar cerca de duas vezes por semana ao longo desse período.

Ao entrar no período de frio, a frequência de rega deve diminuir para uma vez a cada duas semanas. Assim, você possibilita que a árvore cresça saudável.

Iluminação

As oliveiras podem ser plantadas em qualquer local, desde que esteja exposta ao sol. Se você for plantar a Oliveira em vaso no interior da sua residência, não esqueça de colocá-la em um lugar com incidência de raios solares.

Isso porque elas são plantas adaptadas ao calor. Sendo assim, a ausência de iluminação pode prejudicar o desenvolvimento das folhas e dos frutos, além de causar danos à saúde da planta.

Fertilizantes e adubos

Fertilizantes orgânicos podem melhorar o desenvolvimento das oliveiras. Estes incluem compostos químicos e estrume animal envelhecido. O seu uso correto fornece às árvores nutrientes que se serão aproveitados com o tempo e ajudam na mistura do solo. 

É interessante adicionar os fertilizantes orgânicos a cada dois anos.

Já os fertilizantes químicos fornecem reposição nutricional rápida e crescimento instantâneo. Eles podem ser usados ​​para atender demandas imediatas ou deficiências de nutrientes das plantas. Ambos os fertilizantes orgânicos e químicos devem ser usados ​​regularmente e de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.

O nitrogênio é o único nutriente deficiente em uma Oliveira. Ele é necessário para a formação de flores, frutos e folhas na planta. Sendo assim, é aconselhável dividir a quantidade de fertilizante para que ele supra essa deficiência.

Além disso, você deve fracionar a quantidade de fertilizante anual que uma Oliveira precisa ao longo dos meses de sua estação de crescimento, em vez de aplicá-lo de uma só vez. Assim, ela pode crescer saudável e forte.

Curiosidades sobre as Oliveiras

Agora, você vai ficar por dentro de algumas curiosidades sobre as Oliveiras, como o significado bíblico que possui, a sua utilidade e muito mais.

Significado Bíblico

Essa planta simboliza a paz. Estamos falando especificamente do ramo de oliveira, que está associado à mitologia grega. A planta foi mencionada pela primeira vez em Gênesis 8:11, no momento em que a pomba retornou à arca com um ramo de Oliveira.

A partir disso, ela assumiu o símbolo da paz e está constantemente ligada aos sentimentos de fraternidade, bondade e altruísmo.

Benefícios do chá 

O chá feito a partir das folhas secas de Oliveira é utilizado há bastante tempo como planta medicinal, especialmente na região da África e da Ásia. Indicado para tosse e outros problemas pulmonares. 

Além disso, você também pode tratar problemas intestinais a partir desse chá, tendo em vista sua ação diurética. Portanto, possui ótimos benefícios para a saúde se usado da forma certa.

Facilidade de propagação 

As oliveiras costumam se propagar com bastante facilidade e de várias formas. Assim, você pode plantá-la a partir do enxerto, das estacas, rebentos, sementes e até mesmo alporquia.

Entre todas as opções citadas, a que se desenvolve com maior rapidez é através dos enxertos. Dessa forma, se você está pensando em plantar essa árvore na sua casa ou no seu quintal, é interessante utilizar um galho de outra Oliveira para enxerto.

Com isso, nós chegamos ao final de mais um texto. Esperamos que as informações trazidas sejam úteis para você conhecer um pouco mais sobre as oliveiras e tudo que essas plantas oferecem. 

Para receber conteúdos novinhos todos os dias, se inscreva utilizando seu e-mail. Assim, sempre que um conteúdo novo for publicado, você será avisado. Ah, e não se esqueça de compartilhar nosso texto nas redes sociais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *