Neste artigo, você vai aprender a forma correta de calibragem de pneu de bicicleta. Sendo assim, não perca tudo que preparamos para você.
Durante a pandemia, o número de ciclistas aumentou consideravelmente no nosso país. Devido a esse aumento, cresceu também as dúvidas em relação à calibragem de pneu de bicicleta e a forma certa de fazê-la. Se você é novato nesse mundo, provavelmente também está enfrentando esse questionamento.
Os cuidados com a manutenção correta das bicicletas é essencial para evitar acidentes. No entanto, eles são bastante simples e podem ser feitos sem a ajuda de uma pessoa especializada. Sendo assim, você não precisa correr para uma oficina sempre que detectar algum problema na sua bike.
Para isso, basta ler esse texto até o final. Nele, você vai aprender sobre a calibragem de pneu de bicicleta e a forma de fazer isso corretamente. Portanto, se você quer ficar por dentro dessas informações importantes, não pare por aqui. Leia o texto até o final e saiba mais.
Forma certa de calibrar o pneu da sua bicicleta
A partir daqui, você confere alguns pontos que devem ser levados em consideração na calibragem de pneu de bicicleta. Sendo assim, fique atento a cada um deles para calibrar corretamente o pneu da sua bike:
Enchendo corretamente o pneu
Em primeiro lugar, você precisa verificar qual é a pressão máxima permitida para o seu pneu. Essa informação pode ser observada na lateral. Lá você conhece a pressão mínima e a pressão máxima suportada pelo pneu.
Após descobrir essa informação, o próximo passo consiste em descobrir a pressão ideal, de acordo com o tamanho do pneu e o peso do ciclista. Lembrando que cada tipo de aro requer uma pressão diferente. Sendo assim, verifique no manual de usuário.
Após definir a pressão correta, está na hora de calibrar o pneu. Vale destacar que cada bicicleta possui um tipo de válvula específica. Assim, ao escolher a bomba, verifique primeiro a válvula.
Identifique seu tipo de bicicleta
Como mencionado, o tipo de bike pode afetar a pressão dos pneus. As bicicletas de estrada e urbanas usam pressões mais altas porque o terreno é livre de obstáculos, para obter mais rolamento e minimizar a chance de furos.
Para bicicletas de estrada (velocidade), é indicado usar uma pressão próxima do máximo suportado por ela. Isso facilita bastante a rolagem do pneu no asfalto e permite que ela ganhe velocidade.
Selecionar a pressão é mais difícil em mountain bikes porque o terreno em que a bicicleta é usada varia muito. É comum usar a pressão entre 35 e 65 PSI, sendo 40 PSI uma opção e depois mudando dependendo do terreno que você está pedalando.
Os pneus mais cheios têm mais chances de furos e menos resistência ao rolamento, mas tornam a bicicleta um pouco mais instável em terrenos imperfeitos.
Pneus murchos possuem menos chances de furar e maior resistência ao rolamento, proporcionando maior tração e segurança em terrenos acidentados, como florestas, praias e outros tipos.
Se atente ao tamanho do pneu
Já falamos de forma breve sobre isso, no entanto, vale a pena reforçar. Fique atento ao tamanho do pneu. Ele é um dos fatores que irão contribuir para a calibragem de pneu de bicicleta correta. Somente a partir disso que você pode definir a pressão ideal.
Você pode encontrar todas essas informações na parte lateral do pneu. Geralmente, as bicicletas variam o seu tamanho de 26 até 29 polegadas. A partir disso, você pode verificar em uma tabela simples a pressão indicada para o tamanho do pneu.
Faça testes
Existem inúmeros fatores que podem alterar a pressão indicada para calibragem de pneu de bicicleta. Sendo assim, uma dica importante para você definir a pressão é realizar testes de acordo com o terreno que você irá andar.
Vale destacar mais uma vez que pneus próximos ao limite da sua pressão máxima tendem a favorecer a velocidade, porém, estão mais suscetíveis aos furos. Por outro lado, pneus um pouco mais vazios são resistentes aos furos, contudo, podem prejudicar.
Abaixo, você confere uma tabela que pode ajudar na hora de fazer a calibragem de pneu de bicicleta:
Tabela exemplificativa
Peso | Pneu com 26 polegadas
(Pneu dianteiro – Traseiro) |
Com 28 polegadas
(Pneu dianteiro – Traseiro) |
Com 29 polegadas
(Pneu dianteiro – Traseiro) |
45 kg | 28 – 30 psi | 23 – 25 psi | 24 – 26 psi |
50 kg | 29 – 31 psi | 24 – 26 psi | 25 – 27 psi |
55 kg | 30 – 32 psi | 25 – 27 psi | 26 – 28 psi |
60 kg | 31 – 33 psi | 26 – 28 psi | 27 – 29 psi |
65 kg | 32 – 34 psi | 27 – 29 psi | 28 – 30 psi |
70 kg | 33 – 35 psi | 28 – 30 psi | 29 – 31 psi |
75 kg | 34 – 36 psi | 29 – 31 psi | 30 – 32 psi |
80 kg | 35 – 37 psi | 30 – 32 psi | 31 – 33 psi |
85 kg | 36 – 38 psi | 31 – 33 psi | 32 – 34 psi |
90 kg | 37 – 39 psi | 32 – 34 psi | 33 – 35 psi |
95 kg | 38 – 40 psi | 33 – 35 psi | 34 – 36 psi |
100 kg | 39 – 41 psi | 34 – 36 psi | 35 – 37 psi |
105 kg | 40 – 42 psi | 35 – 37 psi | 36 – 38 psi |
110 kg | 41 – 43 psi | 36 – 38 psi | 37 – 39 psi |
É importante deixar claro que se trata apenas de algumas sugestões para você fazer a calibragem do pneu de bicicleta. O recomendado é seguir as orientações do fabricante, de acordo com seu peso e com o terreno em que a bicicleta será utilizada.
A partir disso, você tem mais segurança para escolher a opção adequada e evita cometer erros que podem custar um pneu e até mesmo causar um acidente enquanto guia a bike.
Dessa forma, chegamos ao fim do nosso texto. Portanto, se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, compartilhe com outras pessoas que precisam aprender sobre calibragem de pneu de bicicleta. Além disso, se inscreva com seu e-mail para ser notificado de todas as novidades do nosso site. Assim, você não perde nada do que publicamos todos os dias!
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